fbpx

Você já se esqueceu de ir ao dentista? Ou só procurou auxílio quando sentiu necessidade? Se acertamos, saiba que muitas pessoas pensam dessa maneira, mas essa atitude não tem nada de saudável e não traz qualquer benefício. A perda de um dente, muitas vezes, começa com descuidos diários e frequentes. Quando o paciente se dá conta, a matemática entra em cena: a conta fica maior.

Para poupar sua saúde e seu bolso, ensinamos você sobre como ficar longe dos problemas bucais mais comuns. Acompanhe!

1 – Cárie

As temidas cáries acontecem quando a escovação e limpeza são ineficientes, fazendo com que o dente seja destruído pelo acúmulo de bactérias. A falta da escovação e fio dental na rotina, prejudica os dentes com o acúmulo de bactérias e o incômodo surge com a sensibilidade durante a mastigação de alimentos doces, quentes, frios; ou, então, com a dor de dente mesmo.
Se liga na dica da Amiga: escovação 3 vezes ao dia, logo após as refeições, e fio dental todo dia para remover a placa bacteriana e os alimentos de onde a escova não alcança.
Reflita, amiga: se já ficamos arrepiados só de imaginar a dor que a cárie provoca se descuidarmos da higiene bucal, dá ou não dá pra ficar livre desse sofrimento com um certo empenho, hein?!

2 – Placa bacteriana e tártaro

O fio dental tem papel fundamental para evitar o acúmulo de bactérias mais próximo da gengiva, que causam tanto cáries, quanto complicações maiores, como por exemplo: gengivite.
Primeiro, forma-se a placa bacteriana, que é uma camada incolor. Sem a devida higienização diária, a placa evolui para o tártaro, uma camada resistente, que só é removida na visita ao dentista.
Mais uma dica da Amiga: não espere formar o tártaro para procurar ajuda. Limpezas regulares mantém a saúde bucal em dia e são econômicas, viu?

3 – Mau hálito

A grande maioria dos casos de halitose (ou mau hálito) têm origem bucal por meio de cáries, doenças gengivais, saburra lingual (camada esbranquiçada localizada no fundo da língua), entre outros. Esse problema prejudica a qualidade de vida e causa insegurança social. A boa notícia é que existe tratamento, é possível manter-se longe do mau hálito com as dicas valiosas da Amiga:

• Tomar 2 litros de água por dia
  • Evitar jejum prolongado com pequenas refeições leves ao longo do dia
  • Evitar álcool em excesso e procure abandonar o cigarro
  • Cultivar o hábito da higiene bucal com 3 escovações ao dia, logo após as refeições, e usar o fio dental
  • Praticar atividade física para auxiliar na redução dos níveis de estresse
  • Realizar check up preventivo, principalmente a consulta com dentista

4 – Periodontite

A doença periodontal é silenciosa e, geralmente, o paciente só se sente prejudicado quando nota, tardiamente, o amolecimento dos dentes. Os sinais para procurar ajuda incluem: gengivas avermelhadas, mau hálito, sangramento espontâneo ou durante a escovação dos dentes. Além disso, a periodontite é considerada um indicador de risco de diversos problemas de saúde, entre eles:

• enfermidades de coração
  • agravamento de diabetes
  • parto prematuro e/ou nascimento de crianças com peso abaixo da média
  • pré-eclâmpsia, entre outros

Se liga nessa dica de ouro: a Amiga cuida de você para que nem chegue a conviver com essa doença, viu?

Receita de sucesso

A Amiga Odontologia investe em prevenção e na importância das visitas programadas. A confiança em nossa equipe é fruto do relacionamento entre dentista e paciente, por meio do atendimento acolhedor e atento a cada tratamento realizado.
Agora que você já conhece os principais problemas bucais e aprendeu como se cuidar preventivamente, comece a seguir as dicas e marque seu encontro com a Amiga agora mesmo, combinado?

Fonte: CRO SP