Gestão em odontologia: afinal, por que esse assunto importa?

Gestão em odontologia: afinal, por que esse assunto importa?

Iniciar um negócio próprio é o sonho de muitos dentistas. No entanto, ter uma empresa não é uma empreitada fácil e exige conhecimentos que vão muito além da área de saúde bucal. Para que uma clínica tenha sucesso, os profissionais precisam adquirir técnicas de gestão em odontologia.

Em outras palavras: é preciso ter uma visão mais ampla para se entender também como empreender. Os fundamentos de administração e gerenciamento são fundamentais na abertura de um empreendimento, inclusive de uma clínica odontológica.

Quer saber como a gestão de pessoas e noções de mercado podem ajudá-lo a ter uma clínica rentável? Continue lendo para entender a importância da gestão em odontologia!

 

Maior segurança na hora de abrir o próprio negócio

Ter uma clínica envolve aspectos que vão do planejamento da estrutura do consultório até a análise financeira da empresa. Se você planejar ir além do atendimento odontológico e iniciar um empreendimento sozinho ou abrir uma franquia, é bom aprender noções básicas de administração, vendas, marketing e recursos humanos.

Esses conhecimentos garantem maior segurança quando surgir uma oportunidade de abertura do seu próprio negócio e permitem que você tenha mais clareza nas tomadas de decisão.

 

Gerenciamento de pessoas é útil para integrar a equipe

Para abrir seu consultório ou clínica, você provavelmente vai precisar de outros profissionais, como dentistas, recepcionistas, secretárias e auxiliares. Assim, ter habilidade de gestão de pessoas te ajudará a manter a equipe focada e motivada no ambiente de trabalho.

Pense na importância do atendimento para fidelização do cliente. Um paciente bem atendido tem mais chance de voltar à clínica e até mesmo indicá-la a outras pessoas. Por isso, toda a equipe deve estar afinada e ser receptiva, do momento do agendamento até a finalização da consulta.

Vale lembrar que, na abertura de um negócio, também é importante pensar na contratação de uma equipe de apoio — que pode ser terceirizada — para lidar com questões fora da sua alçada, como marketing, financeiro e jurídico.

 

Noções de marketing são um diferencial competitivo

Quando falamos de marketing, não estamos discutindo apenas ações publicitárias. Noções básicas de comunicação são essenciais para conquistar novos clientes e se destacar no mercado.

Como empreendedor, você precisa pensar na marca da clínica. Por isso, reflita sobre qual imagem você quer passar para o seu público. A partir dessa resposta, é possível criar uma identidade visual e estratégias de comunicação para alcançar o seu objetivo.

Nessa jornada, o marketing — sobretudo o digital — pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio, ajudando a atrair e manter mais clientes.

 

Conhecimento sobre o mercado é a base para crescer

Como qualquer outra empresa, uma clínica também precisa ter metas e objetivos a serem atingidos. Para isso, é relevante conhecer o seu mercado: entenda quem é o seu público, o que ele deseja e do que precisa. Ao conhecer essas demandas, você pode ajustar suas estratégias e fazer o seu negócio se desenvolver.

Vale lembrar que o mercado em odontologia ainda tem muito o que crescer. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros ainda não vão ao dentista regularmente, provando que há muitos clientes em potencial a serem conquistados!

Portanto, se você quer abrir um negócio próprio, invista no aprendizado da gestão em odontologia. Faça um curso ou especialização no assunto, leia materiais sobre administração e pesquise sobre empreendedorismo — o Sebrae, por exemplo, tem uma cartilha sobre gestão em clínica odontológica. Esses conhecimentos são primordiais para quem deseja ter uma clínica!

 

E aí? Gostou de saber mais sobre como gerir um empreendimento de sucesso na área da saúde bucal? Então, que tal compartilhar a publicação nas redes sociais e ajudar sua rede de contatos a perceber a importância de uma boa gestão em odontologia?

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