Atendimento ao paciente: 6 boas práticas para seu consultório

Atendimento ao paciente: 6 boas práticas para seu consultório

Manter uma clínica exige mais do que apenas investir em equipamentos e funcionários. Mesmo com uma estrutura ótima, você pode sofrer com a falta e até a perda de pacientes, e precisa agir para evitar os dois problemas. O segredo está no atendimento ao paciente, e você precisa entendê-lo bem para garantir o sucesso da clínica. Ser sempre cortês, manter a equipe paramentada e apresentar um consultório limpo são algumas das dicas, mas não as únicas.

Neste artigo, você vai entender os passos para fidelizar pacientes e aumentar a carteira de atendimentos da clínica. Muitas das dicas não são tão complicadas quanto parecem, mas apresentam um bom retorno!

1. Invista em uma recepção confortável

O maior erro de um gestor de clínica é não dar atenção especial à recepção. Ela é uma espécie de cartão de visita para o paciente, que vai ter a sua primeira impressão sobre a clínica ali mesmo.

Se ela for desorganizada ou tiver uma decoração muito fria, o paciente pode se sentir automaticamente inibido. E se ela não tiver conforto algum, então, a reação pode ser ainda pior.

Como a recepção também funciona como sala de espera, por assim dizer, é crucial que você disponibilize para o paciente mais do que apenas assentos. Deixe revistas e material de entretenimento disponíveis, além de água e café à vontade.

No caso de uma clínica que também atende crianças, uma dica é deixar uma mesinha infantil em um canto, com brinquedos, folhas de papel e outros materiais que as mantenham entretidas. Todo esse conforto já é um grande diferencial!

2. Treine bem seus funcionários para o atendimento ao paciente

Seus colaboradores não podem apenas ser bons profissionais, mas também devem ter um bom trato durante o atendimento ao paciente. E isso você só pode conseguir treinando-os bem e informando sobre a importância da gentileza para com os pacientes.

Esse processo é mais simples do que parece e, muitas vezes, o treinamento deve ser repetido para atualizar a equipe. E o exemplo, claro, deve partir do gestor da clínica.

Tratar bem os colaboradores é uma forma de garantir que eles passarão esse trato cuidadoso e gentil para os pacientes, por exemplo.

3. Utilize vários canais de atendimento ao paciente

É comum ouvir reclamações de pessoas que precisam ficar horas no telefone para conseguir marcar uma consulta. E, muitas vezes, isso acontece simplesmente porque a clínica não tem um sistema automatizado e nem outras formas de comunicação com o paciente.

Uma maneira simples de otimizar o processo de atendimento ao cliente e aumentar os canais de comunicação é investir em uma franquia e em comunicação on-line. Ter um WhatsApp da clínica, que sane dúvidas e realize marcações de consulta de pacientes é uma das alternativas, mas você pode pensar também em um e-mail.

4. Aprenda a ouvir mais

O paciente gosta de ser ouvido. E nem sempre ele está falando sobre coisas relacionadas ao tratamento, mas ouvi-lo falar sobre o trabalho e amigos vai ajudar a sua clínica a retê-lo.

É de conversas assim que você pode tirar informações importantes, como a possibilidade de o paciente ter filhos. Nesse momento, você pode tentar captar os familiares do paciente para um tratamento na clínica também, oferecendo um suporte diferenciado aos parentes.

6. Explique todos os termos técnicos necessários

Passe a explicar os termos técnicos usados durante o atendimento ao paciente. Isso torna a comunicação clara, focada em quem você está atendendo e explica tudo o que for necessário.

Claro, pode ser que você precise usar termos técnicos e falar nomes de problemas específicos, mas é essencial que você explique em detalhes logo em seguida. Assim, você evita ruídos na comunicação e até uma preocupação exagerada por parte do paciente.

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