Clínica de alta performance: como transformar a sua em uma?

Clínica de alta performance: como transformar a sua em uma?

No ramo odontológico, ter uma clínica alta performance é sinônimo de sucesso. Se você é um profissional competente e quer abrir seu próprio negócio ou já tem um consultório mas não consegue conquistar espaço no mercado, saiba que a solução pode estar mais perto do que você imagina.

Para ter uma clínica de alta performance é necessário prezar pelo bom atendimento, desde o primeiro contato telefônico até a última consulta para o tratamento. Para estabelecer uma relação duradoura, é necessário que o paciente confie em seu dentista e tenha a certeza de que está recebendo o melhor tratamento possível.

Por isso, também é importante investir constantemente em novas tecnologias e cursos de atualização. Entretanto, existem outros fatores que ajudam a aprimorar o desempenho de uma clínica odontológica. Listamos alguns abaixo, confira!

Identifique falhas

Se sua clínica não está tendo o sucesso que você deseja e merece, identifique falhas e veja pontos que podem ser melhorados. Liste e avalie todos os processos e a experiência do seu paciente. Verifique questões como espaço físico, higiene, recepção, cordialidade, entre outros aspectos fundamentais para o bom funcionamento da clínica.

Mapeie e otimize processos

Em seguida, mapeie e otimize todos os processos. Veja quais atividades são desnecessárias e podem ser eliminadas, otimizando o atendimento ao paciente. Tenha em mente que, para fidelizá-lo, é necessário garantir que ele receba um atendimento rápido e de qualidade, e que crie com você uma relação de transparência e confiança.

Mapear e otimizar os processos ajuda na redução de custos dispensáveis, e permite que você veja sua clínica como um todo. Faça anotações, monte planilhas, documente tudo. Assim, terá informações suficientes para tomar decisões estratégicas.

Opte por uma franquia

Feito o mapeamento, é hora de tomar decisões. Se você é um excelente profissional e tem tino para negócios, deve considerar a opção de adquirir uma franquia. Aliando suas capacidades gerenciais a todo o suporte que é oferecido por uma rede de sucesso, você tem tudo para deslanchar.

Escolher uma franquia já consolidada no país é importante pois confere credibilidade à sua unidade. Com treinamentos constantes, cursos, assessoria de marketing e gestão, inovações tecnológicas, entre outras vantagens, a franquia faz da sua clínica uma clínica alta performance.

Além de contar com os benefícios citados acima, é importante mostrar ao seu paciente que sua clínica integra uma rede de sucesso que tem atividades em diversas localidades. Além disso, garante a padronização dos serviços prestados, a qualidade no pré e pós atendimento e a otimização dos processos internos, permitindo que você possa se concentrar em cuidar de seus pacientes com tranquilidade.

Outras vantagens estão na adoção da marca e material publicitário, auxílio para escolha do ponto comercial caso seja necessário alterar o local da clínica, diferentes modelos de investimento e até linha de crédito para financiamento.

Faça um planejamento completo

Tenha metas. Faça um planejamento operacional definindo quantos pacientes deseja atender por dia, ou qual deve ser seu faturamento diário para a obtenção de lucro. Avalie equipamentos, veja se estão em boas condições de uso, precisam de manutenção ou devem ser substituídos. Invista em tecnologia e tente oferecer o que há de melhor no mercado aos seus pacientes.

Elabore ainda um plano financeiro. Saiba qual é seu custo com despesas fixas e variáveis, incluindo gastos com locação, compra de materiais, pagamento de funcionários, verba para propaganda, entre outros. Não menospreze a publicidade. É necessário fazer investimentos para fortalecer sua marca e se aproximar cada vez mais dos pacientes.

Ter uma clínica alta performance deve ser seu objetivo. Estude, planeje, coloque suas metas e custos na ponta do lápis. Mapeie processos, identifique falhas, invista em tecnologia, faça planejamentos. Não deixe de considerar a opção de adquirir uma franquia. Como mostramos acima, além de obter consultoria em todo o processo de gestão, capacitação e treinamentos, você garante investimentos em publicidade e confere ao seu negócio a chancela de uma rede de sucesso.

Ficou com alguma dúvida sobre as nossas dicas para ter uma clínica de alta performance ou quer acrescentar alguma informação relevante? Deixe nos comentários!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA