Os maiores desafios de abrir o próprio negócio na área da saúde

Os 4 maiores desafios de abrir o próprio negócio na área da saúde

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos profissionais da área de saúde, mas conseguir colocar em prática essa ambição exige dedicação, assim como a superação de alguns obstáculos.

Não basta apenas angariar recursos suficientes para iniciar um consultório, já que além dos custos iniciais, no cotidiano, a manutenção da empresa vai exigir novas habilidades do empreendedor.

Quer saber como abrir a sua primeira clínica de forma menos penosa? Então, confira quais são os maiores desafios para iniciar um empreendimento e se prepare!

1. Adquirir conhecimentos relevantes em gestão

Ter a sua própria clínica exige mais do que conhecimentos técnicos, é preciso também ter um perfil empreendedor. No dia-a-dia, o profissional vai ter que lidar com outras questões que não são habituais da prática médica ou odontológica, como o gerenciamento de pessoas e a administração financeira.

No entanto, nas faculdades, ainda é raro o ensino de competências administrativas. Por isso, um dos grandes desafios dos profissionais de saúde é superar a falta de conhecimento em gestão.

Para transformar sua clínica em um negócio rentável, invista em cursos de administração e liderança. Entenda como funciona a gestão em odontologia. Adquira habilidades mínimas de recursos humanos e aprenda a gerir os recursos financeiros da empresa.

2. Identificar boas oportunidades de investimento

Para quem está começando pode ser difícil reconhecer oportunidades favoráveis de investimento. Por falta de experiência, alguns empreendedores deixam passar possibilidades de negócio e esquecem de empregar capital em inovação.

Para evitar isso, o profissional precisa se manter atualizado em relação ao mercado e compreender aspectos que vão desde as tecnologias mais utilizadas no ramo até os serviços oferecidos por clínicas concorrentes.

3. Definir os preços dos serviços oferecidos

No início, não é incomum para dentistas e outros empreendedores, as dúvidas em relação às compensações a serem cobrados pelas consultas e serviços prestados. Enquanto uma supervalorização pode afastar clientes, a cobrança de valores muito baixos diminui a captação de recursos.

Dessa forma, o profissional deve saber precificar os procedimentos e evitar o desequilíbrio nas contas. Para estabelecer um número adequado, analise os gastos operacionais, pesquise a concorrência e não deixe de valorizar também os anos de estudo e dedicação à área.

4. Atrair os primeiros clientes para o consultório

Outra grande dificuldade para os empresários é a atração de clientes. Mesmo que sua trajetória no setor tenha lhe rendido uma carta de pacientes fiéis, para manter um negócio é importante expandir a rede de contatos e garantir o crescimento da empresa.

Para ampliar o espaço do negócio no mercado, uma boa sugestão para o empreendedor é investir em ações de marketing. Campanhas bem planejadas para um público-alvo definido são capazes de aumentar o número de clientes e, assim, elevar os ganhos financeiros.

5. Lidar com as questões burocráticas

Iniciar um empreendimento pode ser mais complicado do que o esperado, já que envolve não só os custos de abertura do local, mas também a organização de processos, incluindo a manutenção da qualidade do atendimento ao paciente e a gestão financeira do negócio.

Para garantir o sucesso do seu negócio, planejamento é fundamental. Evite erros na administração de consultórios com a sistematização das informações dos pacientes e dos dados das contas da empresa.

Uma boa saída para quem quer abrir o próprio negócio é investir em uma franquia. Nesse modo de empreender, fica mais fácil superar esses desafios, já que as redes costumam oferecer treinamentos e apoio ao profissional. Além disso, com as franquias, vem junto um modelo já testado em que há reconhecimento no mercado e expertise de gestão.

Quer conferir mais dicas sobre como abrir o próprio negócio? Então, siga a gente no Linkedin!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA