Como escolher uma franquia? Pontos para levar em consideração

Como escolher uma franquia? 5 pontos para levar em consideração

Escolher uma franquia é um passo importante para qualquer empresário que optou por esse modelo de negócios, independentemente do segmento de atuação. Apostar na marca certa é essencial tanto para o sucesso entre o público quanto para os bons resultados do consultório odontológico.

Entre os pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha estão: tempo de mercado da franqueadora, suporte oferecido ao empreendedor e qualidade do serviço prestado em outros consultórios. É essencial, ainda, analisar a opinião dos franqueados e os dados financeiros.

Veja 5 pontos para levar em consideração na hora de escolher uma franquia a seguir!

1. Tempo de mercado

Um dos pontos mais importantes a serem analisados na hora de escolher uma franquia é o tempo de mercado da franqueadora e a quantidade de unidades próprias e franqueadas que ela possui. Dê preferência para marcas consolidadas, que acumulam anos de experiência no mercado.

Dessa forma, você garante que a empresa tem a experiência necessária para oferecer todo o suporte que os franqueados necessitam e, ainda, que é uma marca reconhecida pelo público no seu segmento de atuação.

2. Suporte oferecido

Outro ponto para levar em consideração na hora de escolher sua franquia é o suporte oferecido pela franqueadora para seus franqueados. O ideal é que a empresa ofereça treinamentos, ferramentas e processos que abranjam toda a rotina do negócio. Essa é garantia de que todas as unidades da marca funcionarão de forma padronizada e, ainda, com a mesma qualidade de produtos e serviços.

É essencial que a franqueadora garanta aos seus franqueados o apoio constante de um consultor regional de operações. É esse profissional que atuará no dia a dia junto ao empresário, tirando suas dúvidas e analisando se a franquia está operando de acordo com as exigências da marca.

3. Qualidade do serviço

A franquia ideal é aquela que garante a qualidade do serviço em todas as suas unidades. Nesse sentido, dê preferência para franqueadoras que acompanham o processo junto com o franqueado desde o início, oferecendo suporte desde a escolha do ponto comercial até a inauguração da unidade.

Pergunte se a marca oferece um plano de abertura. Isso garante que sua franquia estará alinhada desde o inicio com as diretrizes da franqueadora.

4. Opinião de franqueados

Ninguém melhor do que os franqueados de uma marca para dizer se tudo o que ela vende no plano de franquia realmente corresponde à realidade. Antes de assinar o contrato, peça os dados de alguns empresários que têm unidades da empresa. Entre em contato e pergunte sobre o suporte oferecido, taxas cobradas, retorno do investimento etc.

5. Dados financeiros

Antes de fechar negócio com uma franqueadora, analise ainda os aspectos financeiros do negócio. Investimento inicial, capital de giro exigido e taxas cobradas. Cheque o faturamento médio previsto, tempo médio de retorno e a lucratividade esperada.

Considere esses 5 pontos antes de escolher uma franquia e diminua as chances de errar antes mesmo de começar sua empresa.

Quer abrir uma franquia de clínica odontológica? Não deixe de entrar em contato com a Amiga Odontologia!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA