especializações em odontologia que estão em alta no mercado

3 especializações em odontologia que estão em alta no mercado

Para ser um profissional bem-sucedido, é preciso investir em educação continuada, principalmente no ramo da saúde. Novidades surgem a todo momento e, para ficar por dentro das novas tecnologias, é preciso estar atualizado.

No caso dos dentistas, as especializações e extensões em odontologia são sinônimo de mais conhecimento, maior variedade na prestação de serviços de qualidade e aumento do retorno financeiro. Conheça algumas das principais áreas disponíveis, com a lista que preparamos para você.

Harmonização facial

Atualmente, o trabalho do dentista vai além de manter os dentes saudáveis e bonitos. A harmonização facial é um objetivo muito desejado por pessoas que buscam, por meio de procedimentos estéticos, a solução ou melhoria de sua imagem. Por isso, o curso de extensão nessa área permite que o profissional cuide da face como um todo.

Os procedimentos mais comuns nessa área são a aplicação de toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico, para suavizar e prevenir rugas e linhas de expressão. Após o curso, o dentista obtém plena habilitação para desenvolver esse tipo de trabalho em seu consultório.

A bichectomia é outra modalidade que vem sendo bastante procurada por quem deseja diminuir o tamanho das bochechas. O profissional também pode proceder à redução do sorriso gengival, sempre focado na harmonização da face como um todo. Esse procedimento é feito com toxina botulínica. Ambos demandam que o dentista se especialize.

Outra técnica de harmonização facial muito buscada e que pode ser realizada por dentistas de maneira segura, quando capacitados para isso, é a lipoaspiração de papada com ácido deoxicólico, para reduzir o volume de gordura abaixo do queixo.

Ortodontia

Atualmente, esse ramo da odontologia vem fazendo com que os aparelhos dentários, constituídos por aparatos metálicos e esteticamente indesejáveis, possam ser substituídos. Novas técnicas surgiram e os ortodontistas usam a tecnologia a seu favor, para satisfazer quem busca um sorriso mais alinhado e equilibrado.

Os aparelhos como o Invisalign, por exemplo, são amplamente utilizados por pessoas interessadas em alinhar os dentes de maneira discreta e eficaz. Similarmente às demais técnicas, esse ramo profissional busca, além da estabilidade funcional dos dentes, a conformação das feições do paciente.

As novas tecnologias fazem com que a ortodontia seja considerada um tratamento também com foco em adultos, e não apenas em adolescentes e crianças, o que amplia as possibilidades de atuação e sucesso profissional.

Implantodontia

Perder um dente, seja por qual motivo for, prejudica a autoestima de qualquer pessoa. Por isso, a implantodontia sempre esteve e sempre estará em alta nos consultórios, além de ser uma das principais especializações em odontologia disponíveis.

A especialidade nessa área prepara o dentista para executar implante dentário nas etapas cirúrgica e protética do procedimento. Nas cirurgias, independentemente do grau de complexidade, é imprescindível que o profissional seja capacitado.

Há dois caminhos mais adotados para corrigir a perda ou a falta de dentes: uso da prótese dentária — que devolve a função, a saúde e a estética —, ou o implante, que consiste na fixação do pino de titânio, para substituir a raiz e funcionar como apoio para a prótese.

Existe ainda o chamado implante de carga imediata, que, dependendo do caso clínico, permite ao paciente deixar o consultório em menor tempo e com todos os dentes fixos sobre os implantes.

As técnicas citadas podem ser procedidas pelo profissional que cursar as respectivas especializações em odontologia. Todas elas visam a devolução da autoestima e amplitude funcional para o paciente e o bom resultado financeiro para o dentista. Por isso, especializar-se nas áreas que recuperam ou contribuem para a estética facial é uma boa opção para quem busca crescer e aumentar a receita.

Quer saber mais sobre soluções para alavancar seu consultório? Acesse nossa página no LinkeIn e veja o que podemos fazer por você e pelo seu negócio!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA