Estratégias de marketing odontológico essenciais para o consultório

5 estratégias de marketing odontológico essenciais para o consultório

Oferecer um bom serviço não é a única coisa que você deve fazer para conseguir mais pacientes e fidelizar aqueles que já estão com você. Muitos dentistas empreendedores não sabem, mas o marketing odontológico tem suas especificidades e reserva benefícios imensos para a lucratividade do consultório!

A verdade é que alguns dentistas até começam a usar redes sociais ou organizar panfletos informativos, mas fazem isso sem muita ordenação. E marketing, mais do que tudo, é foco, objetivos fixos e plano de ação.

Neste artigo, você vai entender os segredos para um marketing odontológico eficiente e aprender a aplicá-lo em sua clínica!

1. Escolha um nicho de atuação

É impossível atender todos os públicos que existem no mercado, e isso é uma coisa que você precisa ter em mente. Mesmo que você tente e junte todos os seus esforços para atender gregos e troianos, não vai adiantar.

Em geral, essa, inclusive, é a maneira de fazer marketing que dá menos resultado. Ao invés de atingir uma grande parcela do público e aumentar os atendimentos em seu consultório, ao contrário, você vai perder o dinheiro investido!

O ideal é que você comece a pensar em um nicho de atuação no qual seu consultório poderia crescer e ganhar reconhecimento. Pense no público-alvo que você mais atende, ou que pretende atender a longo prazo, e foque os seus esforços em marketing nele!

2. Use redes sociais

As redes sociais são cruciais em qualquer estratégia de marketing odontológico. Não importa se você quer fidelizar pacientes que já são atendidos por sua clínica ou captar novos, o Facebook e o Instagram serão suas principais ferramentas para isso.

Porém, não esqueça: não adianta produzir qualquer conteúdo e, sem cuidado, lançá-lo nas redes sociais. É importante que você tenha um objetivo claro ao formular sua presença on-line, e que ele esteja aliado ao seu nicho de atuação.

Ou seja, se você quer atender apenas pacientes de 3ª idade (esse é o seu público-alvo), suas redes sociais precisam falar claramente com esse público. Desenvolva um conteúdo criativo e com informações relevantes para o nicho, e esse será o seu grande diferencial!

3. Aposte no marketing odontológico de relacionamento

Saber se os pacientes da clínica estão satisfeitos com o serviço também deve fazer parte da sua estratégia. Um marketing de relacionamento bem elaborado pode ajudá-lo a construir esse relacionamento único com o seu cliente.

Use as informações que você consegue com o marketing de relacionamento para melhorar sua clínica e oferecer serviços ainda mais personalizados para o seu público-alvo. Isso será importante na hora de fidelizar os pacientes que você já atende!

Além disso, invista no treinamento da equipe, focado no melhor atendimento possível. Desenvolva a sua base de dados de pacientes e entre em contato com eles em datas especiais, como aniversário e até dia das mães.

4. Adapte o espaço para seu público-alvo

Não adianta ter um marketing odontológico todo focado em um público, quando o espaço físico da clínica não atende as suas necessidades. Algumas vezes, medidas simples já são o bastante para tornar o consultório mais confortável para o paciente.

No exemplo de um consultório focado no público mais velho, ter uma clínica com acessibilidade e cadeiras ainda mais confortáveis é crucial.

Se você pretende atender mulheres que têm filhos, pode disponibilizar brinquedos e atividades para manter a criança entretida durante o tratamento da mãe.

Isso exige um conhecimento mais apurado do seu público-alvo, por isso, é imprescindível que você desenvolva bem a parte do marketing de relacionamento do seu consultório.

5. Participe de eventos sociais

Você pode aproveitar datas comemorativas, como o dia das mães e das crianças, para formar parcerias com ONGs e instituições de caridade. Uma boa ideia é participar desses eventos e inserir temáticas como a “Prevenção da saúde bucal infantil”, desenvolvendo atividades e, consequentemente, ativando sua presença institucional.

Esses eventos podem ser divulgados por meio de suas redes sociais e ajudam a fortalecer a sua marca entre os pacientes.

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