Fidelização de pacientes: garanta a realização do tratamento completo

Fidelização de pacientes: garanta a realização do tratamento completo

Quando pensamos no crescimento de uma empresa, geralmente, há a percepção de que é preciso focar na prospecção de novos clientes. Contudo, a fidelização de pacientes pode ser uma forma mais econômica de aumentar o faturamento do seu empreendimento.

A conquista de pessoas que já usufruíram dos seus serviços costuma ser menos custosa do que precisar se concentrar em ações de publicidade, por exemplo.

Além disso, os clientes têm o potencial de atrair outros consumidores para o seu negócio, por meio do marketing boca a boca. Para que a fidelização aconteça, é fundamental reforçar a qualidade do atendimento e dos serviços.

Pensando nisso, neste texto, explicamos como o dentista empreendedor pode assegurar que os pacientes retornem ao seu consultório e garantir a realização do tratamento completo. Continue a leitura e confira!

Explique a importância de cada parte do tratamento

Alguns clientes desistem de retornar à clínica, até mesmo, antes do fim do tratamento odontológico, impossibilitando a fidelização. Para evitar que isso aconteça, reforce a relevância da continuidade do procedimento e esclareça em que consiste cada etapa.

Garanta que não haja dúvidas. Os pacientes precisam ver sua clínica como uma referência no assunto e nos serviços oferecidos. Assim, envolva o consumidor no processo de decisão e mostre os benefícios advindos da continuação do tratamento.

Estabeleça uma relação de confiança com seu cliente

A fidelização de pacientes não existe sem um bom atendimento. Se alguém não for bem acolhido no seu consultório, a chance da pessoa retornar é mínima. Por isso, é crucial que a equipe esteja preparada e saiba técnicas de atendimento.

Para ganhar a confiança dos clientes, seja sempre simpático e solícito no atendimento. Evite conversas automáticas. Mantenha a educação e o sorriso. Humanize a sua recepção. O consumidor quer se sentir acolhido e seguro, especialmente ao procurar serviços na área de saúde, uma vez que isso pode ser intimidante para algumas pessoas.

Não esqueça de ouvir o que seus pacientes têm a dizer, assim você vai saber se seu atendimento realmente é bom e quais aspectos podem melhorar. Faça uma pesquisa de satisfação. Abra espaço para críticas e sugestões. Dessa forma, você pode focar em aperfeiçoar o seu acolhimento.

Envie lembretes de consultas

Evite que seu público procure outros consultórios. Ligue para lembrá-lo do procedimento que ele precisa realizar. Mande e-mail para recordar a necessidade das consultas de rotina e mensagem com lembretes de agendamentos. Em vez de apenas esperar que seu paciente o procure, use a comunicação ativa. Com isso, você garante o retorno dele.

Para tanto, não deixe de ter um sistema adequado de cadastro de clientes que lhe permita manter os dados dos pacientes atualizados. Assim, não haverá confusão de agendamentos ou falta de possibilidade de contato.

Mantenha a qualidade dos serviços para a fidelização de pacientes

Essa dica é a mais óbvia, mas não deve ser esquecida. Os clientes só vão retornar ao seu consultório, ou à sua franquia odontológica, se os serviços fornecidos forem de boa qualidade. Portanto, mantenha o local arrumado e limpo, assegure que os equipamentos sejam satisfatórios para os procedimentos que você oferece e disponha de profissionais qualificados para o seu negócio. O ambiente deve estar sempre impecável.

Gostou das nossas dicas para garantir a fidelização de pacientes? Tem alguma outra sugestão para atrair clientes? Então, deixe seu comentário aqui no post. Queremos ouvir sua opinião!

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