Franquia ou mercado financeiro: em qual devo investir?

Franquia ou mercado financeiro: em qual devo investir?

Em dúvida de qual investimento fazer? O mercado financeiro oferece várias opções, a depender dos riscos que você pretende assumir e do tempo de retorno desejado. No entanto, conforme o seu intuito, investir em franquia pode ser uma alternativa mais atrativa.

Neste texto, explicamos a diferença de investimento no mercado financeiro e na abertura de franquia. Entenda sobre o assunto e descubra qual a melhor opção para você!

Por que investir?

Geralmente, as pessoas que pensam em investir têm dois propósitos principais: ter uma reserva monetária para casos de necessidade ou conseguir um retorno financeiro mais substancial. Decidir como aplicar os recursos é uma decisão que deve ser tomada com cautela e reflexão, sempre com base nos seus objetivos.

Antes de tudo, reflita sobre a sua intenção com os investimentos, em quanto tempo você pretende ter esse retorno financeiro, analise os riscos que você está disposto a correr e pesquise as possibilidades de ganho.

Quais são os investimentos do mercado?

Além da bolsa de valores, existem diversas opções de investimentos oferecidas por bancos, corretoras e, até mesmo, pelo governo. Cada possibilidade traz consigo riscos e expectativas de rentabilidade. Entre os tipos de investimento mais comuns estão, por exemplo:

  • poupança;
  • títulos públicos;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • fundos de investimento;
  • mercado de ações;
  • câmbio;
  • ouro;
  • compra e venda de imóveis.

Como funciona a análise de investimento?

A depender do perfil do investidor — que pode ser conservador, moderado ou dinâmico, por exemplo —, determinadas aplicações vão ser mais adequadas. Para escolher o melhor tipo de investimento, a pessoa deve fazer uma reflexão sobre sua personalidade e suas metas.

Os investimentos de baixo risco são aqueles em que haverá pouca variação da garantia de retorno. Por exemplo, no caso da poupança, geralmente, há um juros de 6,5% ao ano, em média. Dessa forma, o valor resgatado depois de um ano será aquele aplicado mais essa pequena porcentagem.

No mercado de ações, os ganhos podem ser bem mais altos, mas também os prejuízos. Se houver um escândalo ou qualquer queda da empresa em que o investidor aplicou seus recursos, ele pode perder muito dinheiro.

Nas franquias, geralmente, há uma expectativa de recuperação do investimento em 2 anos e os faturamentos mensais podem passar de R$ 100 mil. Essa opção ideal para quem tem vontade de empreender, já que o retorno também depende do desempenho na gestão.

Quais são as diferenças de investir em franquia e no mercado financeiro?

Entre as diferenças de aplicar recursos no mercado ou em franquia está os riscos que o investidor terá. Na bolsa de valores, há boas possibilidades de lucro, no entanto, existem momentos de incerteza, indefinição e até prejuízo.

Na franquia, como qualquer investimento, também há riscos, mas por ser um negócio já consolidado no mercado, há mais segurança e excelentes chances de ganhos financeiros. As taxas esperadas de retorno são apresentadas pelas franqueadoras, que calculam essa expectativa com base nas outras filiais e nos recursos que o empreendedor tem disponível para investir.

Além disso, enquanto nos investimentos realizados no mercado financeiro, sobretudo na bolsa de valores, você tem pouco controle sobre as empresas, na franquia, o empreendedor é peça chave para o bom desempenho do negócio.

Então, você decidiu se prefere investir em franquia ou no mercado financeiro? Além de ter boas possibilidades de retorno financeiro, abrir o próprio negócio traz um sentimento de realização ao franqueado. Assim, é uma excelente alternativa para quem tem um perfil empreendedor.

Tem interesse em investir em franquia? Entre em contato com a gente! Aumente o seu faturamento mensal com a ajuda da Amiga Odontologia!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA