Mercado de odontologia: o que esperar para os próximos anos?

Mercado de odontologia: o que esperar para os próximos anos?

O mercado de odontologia vem se modificando a cada ano. Isso faz com que os profissionais tenham que mudar sua forma de trabalhar para atender as demandas atuais e futuras dos pacientes. Afinal de contas, se antes bastava ter uma boa formação e saber fazer seu trabalho, agora as pessoas têm exigido muito mais: elas querem atenção, mais tempo de consulta, tratamentos menos dolorosos, melhores orientações etc.

Nesse cenário, quem não se adapta está fadado ao fracasso. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para ajudar você a lidar com o mercado de odontologia dos próximos anos e se manter sempre em destaque. Acompanhe!

O atendimento humanizado ganhará mais foco

Não só a odontologia, mas toda a área da saúde está caminhando para um modelo de atendimento mais humanizado. Os pacientes esperam que você converse com eles, pergunte sobre o que estão sentido e explique o procedimento antes de fazer qualquer intervenção, mesmo que simples.

Essa humanização no atendimento está tão em alta que já existe a área de arquitetura humanizada para clínicas, consultórios e hospitais. Ou seja, manter o atendimento tradicionalista está deixando de ser uma opção e cada vez mais o dentista se vê na necessidade de ser empático e próximo de seus pacientes.

O mercado de odontologia utilizará mais tecnologia

Se você conhece a odontologia a mais tempo, deve ter percebido que os pacientes estão cada vez mais resistentes a tratamentos dolorosos, incômodos ou morosos. Isso faz com você, profissional, tenha que buscar intervenções alternativas.

A tecnologia vem se destacando nesse sentido. Apesar de mais caros, os novos tratamentos têm sido uma opção interessante, pois vem apresentado bons resultados e boa aceitação. Os bráquetes autoligados e os aparelhos alinhadores são bons exemplos disso na especialidade de ortodontia.

As franquias serão o modelo dominante

Como é de se esperar, a comodidade tem se tornado um fator decisivo na hora dos pacientes escolherem um dentista. Assim, cada dia temos menos pessoas dispostas a percorrer grandes distâncias para buscar atendimento.

Como resposta a isso, o modelo de franquias tende a dominar o mercado. A replicabilidade e padronização que existe na franquia, além da visibilidade dada pela propaganda, cada vez mais, a torna um modelo de negócio muito atrativo.

O dentista estará presente nos meios virtuais

Que a internet já chegou a todos os lugares, ninguém pode negar. Seguindo esse caminho, estar fora dos canais virtuais de comunicação é inaceitável. Nos dias de hoje as pessoas buscam por tudo na internet, inclusive pelo serviço de odontologia, e a tendência é que a frequência aumente.

Assim a divulgação de serviços de odontologia nos próximos anos será, majoritariamente, pelas redes sociais e web sites. Por isso é necessário começar a investir nessa área desde já.

Como podemos ver, a odontologia tem mudado a cada dia e é esperado que isso continue a acontecer. No meio desse cenário, o profissional da área precisa entender o mercado de odontologia, ficar atento às novidades e estar pronto para tomar as decisões necessárias para responder ao pedido dos pacientes.

E você? O que tem feito para responder às mudanças no mercado de odontologia? Deixe um comentário e vamos falar sobre o assunto!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA