Dentista empreendedor: veja motivos para se tornar um

Dentista empreendedor: veja 3 motivos para se tornar um

Muitas vezes confundimos o termo empreendedor com empresário, mas não é necessário abrir uma empresa para empreender. O dentista empreendedor não é apenas quem tem uma clínica própria, mas o profissional que consegue transformar suas ideias em ação. É quem busca realizar suas visões, seja em um negócio ou por meio de projetos.

Assumir uma postura mais empreendedora na vida profissional pode trazer muitas vantagens, como possibilidade de ter maior renda, conseguir maior autonomia com o próprio negócio e ser mais valorizado no mercado.

Ser um dentista empreendedor é essencial para quem quer crescer no mercado da odontologia ou pensa em iniciar um consultório. Continue lendo este artigo para entender os benefícios de uma atitude mais empreendedora.

 

1. Possibilidade de ter maior renda

Como empregado de uma clínica, você tem uma renda fixa por mês, mas ela será limitada ao valor estipulado pelo seu patrão. Já em seu próprio consultório odontológico, você poderá ter um grande aumento na sua renda. Tudo dependerá das suas metas e dos seus esforços.

Para decidir qual o melhor modelo de negócio para você, reflita qual o seu capital inicial disponível. De acordo com o quanto você tem para investir, é possível escolher entre iniciar um consultório independente, abrir uma franquia ou alugar uma sala.

Se você pensa em ter uma clínica, coloque na ponta do lápis os custos fixos, como aluguel, luz, água e recepção, assim como os custos variáveis, ou seja, aqueles que dependem do volume de atendimento, como taxas de cartões, materiais odontológicos, certos impostos, entre outros.

Também é preciso ter um capital de giro até que você comece a ter clientes o suficiente. Caso você já tenha um lugar disponível, veja a possibilidade de alugar o espaço nos horários em que você não está atendendo para incrementar sua renda.

Não tem dinheiro suficiente? Talvez um parceiro ou sócio seja uma boa saída. Assim, você divide os custos e minimiza os riscos. Não necessariamente seu sócio precisa ser um dentista. Um sócio da área de administração, por exemplo, pode trazer experiência de gerenciamento para o empreendimento.

Outra oportunidade de negócio são as franquias. Nesse sistema, o investimento inicial costuma ser menor e você já entra no mercado com uma marca reconhecida. Além disso, as franqueadoras costumam oferecer suporte e treinamentos de gestão para os novos associados.

Há ainda a possibilidade de alugar uma sala em uma clínica de outro profissional e definir o número de atendimentos necessários para que você tenha a renda desejada. Existem várias formas de empreender e melhorar seus ganhos.

 

2. Maior autonomia com o próprio negócio

Em um empreendimento próprio, você tem mais autonomia do que apenas como empregado. Abrir o seu negócio pode trazer mais liberdade para implementar sua visão de futuro, por exemplo.

Muito além da rotina como dentista, um profissional empreendedor tem uma visão mais ampla do trabalho e busca o desenvolvimento da empresa como um todo, atuando e reconhecendo a necessidade de se aperfeiçoar em diversas áreas administrativas, afinal, empreender significa gerir, cuidar de pessoas e de negócios, pensando sempre em como fazer o melhor para sua equipe e para o cliente.

 

3. Maior valorização no mercado de trabalho

Mesmo que você não esteja preparado para começar sua clínica, ter um espírito empreendedor é um aspecto positivo no mercado de trabalho. Profissionais empreendedores se destacam pela pró-atividade e pela resolução de problemas. Não apenas ali para cumprir horário, eles aceitam desafios e realizam ações em prol da equipe e do local de trabalho.

Outro ponto valorizado no mercado é enxergar a importância da fidelização do cliente. Destaca-se quem sabe que é necessário ter um bom relacionamento com o cliente para que ele retorne, inclusive treinando recepcionistas ou outros profissionais de atendimento.

Estas são apenas algumas razões para se tornar um dentista empreendedor. O mercado de empreendedorismo na odontologia tem muito a oferecer.

 

Gostou deste artigo sobre os benefícios de ser um dentista empreendedor? Então, compartilhe o post nas redes sociais!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA