O que preciso fazer para abrir outra unidade de franquia?

O que preciso fazer para abrir outra unidade de franquia?

Uma pesquisa divulgada em 2016 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que uma tendência já consolidada na Europa e nos Estados Unidos está conquistando espaço no mercado nacional: o aumento dos multifranqueados. Na prática, a palavra designa empreendedores que possuem duas ou mais unidades de franquia, e, segundo o texto, 68% das redes consultadas afirmaram terem empreendedores que seguem tal modelo de negócio.

Entretanto, pode surgir a dúvida: quando abrir uma nova franquia? No caso de clínicas odontológicas, cujo mercado segue aquecido em razão de os serviços oferecidos serem de primeira necessidade, como ortodontia e implantodontia, ou mesmo procedimentos estéticos avançados, que conquistam cada vez mais pacientes, a resposta é simples: você deve abrir uma unidade quando se sentir confiante para expandir.

Explicamos abaixo alguns tópicos que você deve observar para tomar essa decisão. Confira!

Consulte seu público

Se você deseja abrir novas unidades de franquia, consulte seu público. Converse com os pacientes que já frequentam sua clínica sobre seu desejo, peça feedbacks, mostre que mantém um modelo de negócio saudável e quer oferecer ainda mais comodidade a eles, propiciando atendimento em diferentes endereços.

Faça um bom planejamento

Obtendo respostas positivas dos pacientes, é hora de planejar. Avalie suas condições de investimento, veja se vai precisar de uma linha de crédito, calcule seu ROI, e, principalmente, converse com a franqueadora. Estude o seu mercado potencial, tenha uma boa gestão de riscos, estabeleça indicadores para avaliar o desempenho da sua unidade atual e da futura, além dos seus funcionários.

Você também precisa definir metas para a expansão e ter a consciência de que precisará fazer um acompanhamento de perto, constante, para garantir que seu novo negócio deslanche. Todo o seu esforço para tornar sua primeira franquia um sucesso deverá ser repetido para que a sua segunda unidade também conquiste e fidelize cada vez pacientes.

É muito importante contar com a consultoria da sua franqueadora para auxiliar na escolha da localidade, prestar assessoria administrativa e promover todo o treinamento e capacitação de pessoal.  É primordial que sua nova unidade siga todos os padrões de qualidade estabelecidos pela rede.

Tenha uma equipe enxuta, porém competente

Você vai precisar contratar novos cirurgiões-dentistas, protéticos, recepcionistas e auxiliares de saúde bucal, mas a administração e gestão de todas as unidades devem ficar a cargo da mesma equipe. Tenha ao seu lado pessoas de confiança.

Para obter sucesso como multifranqueado, é necessário ter perfil empreendedor e aprender a delegar. Por isso, faça seleções de candidatos com seriedade e pense que, como você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, precisa ter “substitutos” à altura. Já com relação à gestão, é necessário unificar o setor de recursos humanos, o financeiro e o administrativo das unidades, criando uma estrutura enxuta e competente.

Tenha paciência

É muito importante conversar sempre com a franqueadora e ter paciência, principalmente caso você opte por abrir uma nova unidade em outra região. Isso porque cada localidade tem suas peculiaridades, e, muitas vezes, é necessário se adaptar sem perder o padrão da franquia, para garantir a qualidade e o renome da marca.

Abrir novas unidades de franquia tem inúmeras vantagens. Além de já manter um bom relacionamento com a franqueadora e certamente ter obtido sucesso com a inauguração da primeira franquia, abrir novas ajuda a expandir a marca como um todo, e confere ainda mais credibilidade ao seu negócio. Com relação à clínicas odontológicas, o benefício é fidelizar pacientes em diferentes localidades ampliando a sensação de unidade e conferindo confiança a eles onde quer que estejam.

Agora que você já sabe o que fazer para abrir outra unidade de franquia, que tal entrar em contato conosco? Vamos conversar e ajudar você a montar um plano de negócios rentável e seguro!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA