Passo a passo: saiba como montar o seu consultório odontológico

Passo a passo: saiba como montar o seu consultório odontológico

Montar um consultório odontológico e ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos dentistas e a motivação que os acompanha durante todos os anos de graduação e especializações. Entretanto, requer muito planejamento.

É necessário alinhar questões legais com questões comerciais e de gestão, além de garantir a prestação de um serviço de qualidade aos pacientes, acertar na contratação de funcionários, entre outros pontos que devem ser considerados para a obtenção de sucesso no mercado.

Se você quer abrir seu consultório mas não sabe por onde começar, esse texto é para você! Listamos abaixo um passo a passo para ajudar você a montar seu consultório. Confira!

1- Elabore o plano de negócios

O primeiro passo para montar consultório odontológico é elaborar bem um plano de negócios. É necessário avaliar qual valor você tem disponível para investimento, se vai precisar de linhas de crédito e em quanto tempo espera ter o retorno.

Considere ainda qual deve ser seu faturamento, quanto tem de capital de giro, entre outras questões administrativas importantes para gerir seu negócio com segurança. Você precisa fazer um estudo de mercado para definir qual é seu público alvo e em quais procedimentos você quer tornar-se referência.

2- Escolha o local

Elaborado o plano de negócios, é hora de definir o local em que será seu consultório. A localização é muito importante, pois deve ser condizente com seu público alvo. Avalie se deseja uma região mais central, em áreas mais afastadas ou em bairros mais nobres. Afinal, essa questão é determinante para a segmentação dos seus pacientes e a precificação dos seus serviços.

3- Providencie os equipamentos básicos

Em seguida, adquira os equipamentos básicos. Você vai precisar, pelo menos, de cadeiras odontológicas, autoclave, seladora, fotopolimerizador, bomba a vácuo, compressor, câmara escura, kit com alta e baixa rotação, raio X e colete de chumbo, entre outros itens necessários para a realização de procedimentos.

4- Siga os procedimentos legais

Você deve cuidar também dos aspectos legais. O primeiro passo é procurar o Conselho Regional de Odontologia da sua região para obter informações específicas. Em linhas gerais, os procedimentos consistem em procurar a prefeitura da sua cidade para fazer seu cadastro como profissional autônomo (é necessário levar seus documentos pessoais, e endereço do local do consultório e pagar uma taxa).

Em seguida, fazer inscrição no INSS, solicitar um alvará de funcionamento expedido pela prefeitura e outro pelo Corpo de Bombeiros. Caso faça uso de raio X, precisa ainda obter um laudo radiométrico.

5- Contrate sua equipe

Por fim, é hora de receber currículos para contratar sua equipe. Você vai precisar de um auxiliar e um recepcionista, pelo menos. Avalie a formação dos candidatos e faça entrevistas presenciais. Considere questões como experiência, comprometimento, empatia, entre outras. É indicado acionar um escritório de contabilidade para lidar com as questões burocráticas de contratação.

Como mostramos acima, montar consultório odontológico requer cautela e muito planejamento. Empreender envolve riscos e pode gerar insegurança. Por isso, optar por uma franquia odontológica é uma maneira de se resguardar e atingir sucesso. Isso porque a franquia integra uma rede já consolidada no mercado nacional, com experiência e reconhecimento.

Além de escolher o tipo de investimento ideal, com a franquia você conta com consultoria para questões legais, burocráticas, administrativas e de marketing, cursos e treinamentos constantes para montar consultório odontológico com segurança e tranquilidade.

Agora que você já sabe quais são os passos para montar seu consultório, que tal entrar em contato conosco? Somos uma rede de franquias com mais de 35 unidades espalhadas por todo o país e temos a expertise necessária para transformar sua clínica em um grande sucesso!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA