Perfil empreendedor: características

Perfil empreendedor: características

Quem nunca sonhou em ser o dono do próprio negócio e deixar de ser empregado para se transformar em chefe? Ser empreendedor vai muito além de liderar e requer um perfil específico com algumas características, atitudes e habilidades que podem ser desenvolvidas para o alcance do sucesso do seu empreendimento. Confira a lista que preparamos e saiba quais são as características essenciais de um perfil empreendedor de sucesso. Continue lendo!

Conhecimento sobre o negócio que deseja empreender

Antes de tomar a decisão de dar vida ao seu negócio, é necessário que o empreendedor esteja familiarizado com o tipo de atividade que vai exercer. Leia e informe-se bastante sobre os tipos de produtos ou serviços existentes no mercado atualmente.

Visite empresas do ramo, converse com especialistas e aprenda com a experiência de quem já passou por dificuldades e conseguiu fazer o negócio prosperar.

Descubra se há algum tipo de demanda ainda não atendida pelo mercado e pense na possibilidade de criação de um produto diferenciado.

Capacidade de planejamento

O empreendedor precisa saber exatamente aonde quer chegar e estabelecer metas realizáveis a serem cumpridas em um determinado período de tempo.

Comece definindo quais ações devem ser realizadas e organize-as em ordem cronológica. Para cada ação deve haver uma correspondência de prazo, estabelecimento dos responsáveis e respectivos custos.

É importante avaliar se você terá capital suficiente para investir no empreendimento e prover uma reserva de dinheiro disponível em casos de custos extraordinários ou alguma outra eventualidade.

Persistência como característica fundamental do perfil empreendedor

O mundo dos negócios apresenta grandes desafios e muitos riscos. A persistência pode ser considerada o combustível do empreendedor que precisa seguir em frente, apesar dos erros e dificuldades.

Se falhar, terá que reavaliar os planos e colocar em prática novas estratégias até que se chegue ao resultado esperado. As lições aprendidas são de grande valia para o crescimento do empreendedor.

Habilidades interpessoais

Saber se relacionar bem com pessoas é imprescindível para o sucesso do negócio e é uma habilidade que, se bem trabalhada, se aprimora muito com o tempo.

O empreendedor precisa saber se comunicar com facilidade e aprender a se adaptar às necessidades e expectativas de diferentes partes interessadas. Lidar com colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes é uma tarefa que exige muita desenvoltura.

Também é preciso ter jogo de cintura para mediar conflitos e saber usar as palavras adequadas em cada ocasião. Um empreendedor que se relaciona com muitas pessoas tem que estar sempre preparado para contornar desentendimentos, não é mesmo?

Inovação

A palavra inovar significa criar o novo, renovar. Mas como é possível  criar algo que ninguém nunca pensou antes ou que ainda não exista no mercado? Tudo começa com ideias e muita criatividade.

Porém, é necessário filtrar as ideias e avaliar a viabilidade de um novo produto, modalidade de serviço ou novos processos internos que gerem valor para o cliente.

As características e habilidades do perfil empreendedor podem ser desenvolvidas à medida que o profissional foca nos seus objetivos, aprofunda seus conhecimentos no mundo dos negócios e se dispõe a se arriscar.

Se você gostou das nossas dicas sobre empreendedorismo, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Este artigo, com certeza, será útil para algum dos seus amigos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA