Ponto comercial: como escolher o local ideal para o consultório?

Ponto comercial: como escolher o local ideal para o consultório?

A escolha do ponto comercial é um dos fatores essenciais para o sucesso de uma empresa. Com um consultório odontológico, não é diferente. É muito importante se certificar de que escolheu o lugar ideal para abrir sua unidade, considerando fatores como público-alvo e acessibilidade.

Entre os passos necessários para decidir qual o melhor ponto comercial para seu consultório estão a pesquisa de concorrência no entorno, a verificação se o local é de fácil acesso e a avaliação da segurança da região.

Confira dicas que vão ajudar você a escolher o local ideal para o consultório!

Analise seu público-alvo

O primeiro passo para definir o ponto comercial perfeito para instalar sua empresa é refletir sobre seu público-alvo. O ideal é abrir o consultório em um bairro ou região que seja frequentado pelo perfil de paciente que você tem (ou deseja ter).

Quem quer trabalhar com classes A e B, por exemplo, deve considerar abrir a clínica em um bairro mais abastado e, também, oferecer facilidades que fazem a diferença para esse público, como estacionamento próprio.

Pense sobre acessibilidade

Além de considerar o público que deseja atingir, é importante escolher um ponto comercial acessível. Entre os fatores a serem analisados antes de abrir seu consultório estão tráfego de pedestres, oferta de transporte público e entorno comercial.

Quem deseja focar em público mais popular deve preferir abrir o consultório em um local com vasta oferta de ônibus e metrô. É essencial que os pacientes que você deseja atingir consigam chegar com facilidade no local.

Pesquise a concorrência

Para escolher o local ideal para o consultório é preciso analisar ainda a presença de concorrentes na região. O cenário ideal seria se instalar em um ponto comercial com muitos pacientes em potencial e pouca concorrência nas proximidades, mas nem sempre isso é possível.

Caso encontre um bom local, mas com muitos concorrentes instalados próximos, não desanime. Tenha em mente que, quando o dentista oferece diferenciais, como tecnologia de ponta e atendimento humanizado, consegue se destacar mesmo quando há outros profissionais próximos.

Aposte em segurança e infraestrutura

O melhor ponto comercial é aquele que oferece total segurança e infraestrutura adequada para receber os pacientes. Por isso, na hora de buscar o local ideal para seu consultório, pesquise com vizinhos o índice de criminalidade da região, se há horários mais perigosos etc. Caso o espaço fique dentro de um prédio comercial, cheque se há recursos como câmeras e portaria 24 horas.

Para uma clínica de sucesso, é importante analisar também a infraestrutura do local. Verifique pontos como acesso para cadeirantes e idosos e espaço disponível para a recepção.

Escolher o melhor ponto comercial é um dos passos mais importantes para o sucesso do seu consultório. Para acertar, não deixe de considerar o público que deseja atingir e avaliar a acessibilidade do local. Verifique, ainda, se a área escolhida é segura e oferece a infraestrutura que você precisa para a melhor experiência para o paciente.

E você, tem mais alguma dica para acertar na hora de escolher o ponto comercial para instalação de consultório? Compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA