Precificação de serviços odontológicos: questões essenciais

Precificação de serviços odontológicos: 5 questões essenciais

Montar um consultório odontológico requer a análise de diversas questões, como escolha do ponto comercial, aquisição de equipamentos e produtos necessários para os procedimentos, investimento em mobiliário e decoração para a sala de espera, treinamento de recepcionista, entre outros.

Os custos são representativos e devem ser somados às despesas mensais da clínica, ao salário mensal pretendido pelo dentista e ao lucro esperado. Então, surge a dúvida: como fazer a precificação de serviços odontológicos para ter uma receita satisfatória?

Pensando nisso, listamos abaixo 5 questões essenciais que devem ser consideradas. Veja quais são elas!

1. Pesquise preços dos principais concorrentes

É muito importante que você faça uma pesquisa de mercado. Liste quem são os dentistas que concorrem na sua região de atuação e veja quanto eles cobram por cada tipo de serviço.

Leve em consideração questões como tamanho da clínica, ponto comercial, instalações, experiência do profissional, entre outros. Assim, você pode ter uma base de valores mínimos e máximos para cada tipo de procedimento e utilizar essa métrica na hora de definir quanto vai cobrar.

2. Faça levantamento dos custos com produtos

Outro passo relevante para a definição de preços de serviço é o levantamento dos custos. Você deve considerar os valores gastos com aquisição de equipamentos, instrumentos e produtos necessários para o atendimento no consultório e somar, ainda, valores empenhados na sua manutenção. Seus preços devem ser suficientes para cobrir o valor investido e proporcionar o retorno financeiro desejado.

3. Avalie a complexidade do tratamento

Tratamentos mais complexos devem ser mais caros do que os mais simples. E o nível de dificuldade na execução deles deve influenciar no preço cobrado. Se você for um especialista no serviço, também pode incrementar o valor.

Entretanto, não se esqueça de que procedimentos mais simples também são importantes e, muitas vezes, no início do negócio, é prudente ter um preço competitivo para atrair clientes.

4. Determine qual será seu salário

Além de conhecer todos os seus custos e gastos mensais, você deve estabelecer qual é seu salário pretendido. Para ser bem-sucedido, o dentista empreendedor deve ter controle financeiro e um bom conhecimento em gestão. Definir um salário fixo é importante tanto para previsão de custo quanto para equilíbrio do orçamento pessoal.

5. Calcule o valor da sua hora

Uma boa maneira de definir a precificação de serviços odontológicos é conhecer o valor da sua hora de trabalho. Para chegar a tal número, é necessário somar todos os seus custos, tanto os fixos quanto os variáveis, o valor do seu salário e do lucro que você pretende obter.

Então, é preciso dividir esse montante pelo número de horas que você quer trabalhar no mês. Dessa forma, você saberá qual o valor mínimo a ser cobrado e poderá decidir quanto cobrar por seus serviços de acordo com o tempo esperado para a realização deles.

Os pontos a serem observados para definir a precificação de serviços odontológicos são muitos e podem gerar dúvidas. As franquias de consultório, além de vantagens como oferecer auxílio na definição de questões comerciais, assessoria jurídica, contábil e de gestão e campanhas de marketing feitas por especialistas, trazem ainda outro benefício: preços tabelados.

Ou seja, essa análise deixa de ser necessária, uma vez que a franquia já desenvolveu todo o estudo para a definição de preços e pratica valores competitivos. Assim, sabendo que todas as questões administrativas contam com ajuda da franquia, o profissional pode se dedicar ao aperfeiçoamento de técnicas e ao atendimento de qualidade para o cliente.

Agora que você já sabe tudo sobre a precificação de serviços odontológicos, aproveite e conheça 3 especializações em odontologia que estão em alta no mercado!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA