Taxa de franquia: o que é e para quê ela serve?

Taxa de franquia: o que é e para quê ela serve?

A taxa de franquia é o valor cobrado quando o empresário deseja adquirir uma unidade de uma rede de estabelecimentos. Ela é aplicada no momento da assinatura do contrato e tem valor fixo, que varia de acordo com a franquia escolhida. Atualmente, esse modelo de negócio comporta restaurantes, escolas de idiomas, lojas de chocolates, lojas de roupas, clínicas odontológica, entre outros.

Apesar de a clínica odontológica atuar no ramo da saúde, ela consiste em um negócio como outro qualquer, que visa conquistar cada vez mais clientes, crescer, aumentar o faturamento e prestar um serviço de qualidade.

Por integrar o universo do franchising, pode até mesmo ser aberta por alguém que não seja dentista, mas tenha bom faro para os negócios, já que o proprietário contará com capacitação de funcionários na adequação da qualidade e dos procedimentos para que o serviço prestado esteja alinhado com os das demais unidades espalhadas pelo país.

Listamos, abaixo, mais informações sobre a taxa de franquia. Confira:

Como funciona a cobrança?

A taxa de franquia é cobrada apenas uma vez, no momento da assinatura do contrato. Ela é necessária para a liberação para uso da marca (licença e direitos de imagem), formatação do modelo de negócio, transferência de know-how, treinamento de equipe, entre outros pontos importantes.

Quais tipos de taxa que podem existir?

Além da taxa de franquia, é necessário incluir outros tipos de cobrança como taxa de instalação, de royalties e de publicidade. Veja quais são elas a seguir.

Taxa de instalação

Em alguns modelos de franquias, a taxa de instalação é cobrada após a de franquia. Assim que o contrato é assinado, uma equipe da franqueadora visita o ponto comercial escolhido pelo franqueado para dar início ao projeto arquitetônico. Dentro de uma rede, todas as unidades precisam seguir o mesmo design e, por isso, a padronização é importante. Essa taxa de instalação cobre os custos com arquitetos, móveis, equipamentos e todos os materiais necessários para decoração da unidade.

Taxa de royalties

A taxa de royalties pode consistir em um valor fixo ou uma porcentagem do faturamento da franquia. Ela deve ser paga mensalmente para cobrir o know-how repassado ao franqueado para desempenho do trabalho e gestão do negócio.

Taxa de publicidade

Já a taxa de publicidade, chamada também de fundo de marketing, consiste em um pagamento periódico para a cobertura de custos com propaganda. É de responsabilidade dos franqueados contribuir com esse fundo, já que as campanhas são fortes e têm objetivo de reforçar a marca, divulgar os serviços e aumentar o alcance da rede. Tudo isso acaba sendo revertido em mais clientes ou pacientes.

Qual é o objetivo da cobrança?

O objetivo da cobrança da taxa de franquia é remunerar o franqueador por seu investimento na criação da rede, desenvolvimento de tecnologia e modelo de gestão de sucesso, além de apoio e orientação para abertura de um negócio bem sucedido.

Já as demais taxas são necessárias para que haja constante investimento na marca, melhoria no serviço prestado, adoção de novas tecnologias, capacitação frequente e fortalecimento da marca perante o público.

A  taxa de franquia é muito importante para o bom andamento do negócio, pois consiste em investimento  na rede como um todo. O sucesso de uma franquia depende não apenas do tino do seu dono como também das ações de marketing tomadas pela rede, dos treinamentos oferecidos, das atualizações tecnológicas, entre outros. Abrir um negócio traz enormes desafios e contar com uma rede para apoio pode ser um fator determinante.

No caso de uma clínica odontológica, oferecer aos pacientes um serviço diferenciado e que está presente em todo o país é um enorme diferencial. Por meio do pagamento da taxa de franquia e das demais, a rede cresce e a popularidade da franquia também.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a taxa de franquia e como funciona esse modelo de negócio, que tal entrar em contato com a Amiga Odontologia? Uma rede de clínicas odontológicas com mais de 35 unidades no Brasil.

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