Tratamentos odontológicos: quais os mais procurados?

Tratamentos odontológicos: quais os mais procurados?

Há diferentes razões que levam uma pessoa a fazer um procedimento, como alívio de dores, resolução de problemas de mastigação e desejo de ter um sorriso mais bonito. Neste texto, listamos os tratamentos mais procurados pelos pacientes. Afinal, um dentista de sucesso precisa ter atenção às tendências do mercado e às necessidades do seu público. Confira!

1. Ortodontia

Um dos tratamentos mais procurados é o reposicionamento dos dentes e dos ossos maxilares. Com o uso de aparelhos ortodônticos, tanto crianças como adultos podem corrigir a mordida, assim resolvendo dores, dificuldades de higienização e problemas de respiração, fala e mastigação. Além disso, o alinhamento dos dentes resgata a autoestima dos pacientes, que ganham um sorriso mais bonito.

2. Prevenção

Entre os motivos mais comuns para as pessoas procurarem um dentista, estão as consultas preventivas e também aquelas para solucionar problemas bucais mais simples, como gengivas inflamadas.

Os tratamentos de prevenção incluem limpeza, remoção de tártaro, aplicação de flúor, obturação, dentre outros procedimentos que visam manter o controle da saúde bucal e evitar o surgimento de problemas mais graves.

Também é responsabilidade do profissional fornecer orientações para prevenir doenças bucais. Um bom atendimento faz com que o paciente volte mais vezes para visitas periódicas e melhora as chances de fidelização.

3. Reabilitação oral

Quando há perda de dentes, o mais indicado é realizar uma reabilitação com próteses ou implantes. Assim, com um sorriso completo, consegue-se melhora da fala e da mastigação, além da devolução da autoestima do paciente.

Prótese dentária

A prótese substitui parcialmente ou totalmente dentes perdidos e/ou mutilados, a depender do estado da arcada dentária. Pode ser fixa ou removível. Esse tratamento é utilizado para repor um ou mais dentes. Os materiais imitam um dente natural com a reprodução de cores, formatos e resistência.

Implante

Os implantes dentários são pinos de titânio colocados no osso de sustentação para substituir a raiz de um dente perdido. Nesse pino, é preso um dente postiço semelhante ao natural. Diferente da dentadura, o implante é fixo e serve para repor dentes faltosos.

Carga imediata

O tratamento de carga imediata é quando o procedimento de reposição dos dentes com implantes e próteses é feito imediatamente. Assim que há a extração do dente, se o paciente tem todas as condições de saúde recomendadas, a colocação é realizada.

4. Tratamento de canal

Um dos principais benefícios desse procedimento é o alívio da dor, uma queixa muito comum entre os pacientes. A endodontia, também conhecida como tratamento de canal, trata a polpa e a raiz do dente. Com a remoção de nervos danificados, a saúde deles é restaurada e não há necessidade de extração.

5. Odontologia estética

Além do tratamento de problemas de saúde bucal, também há uma grande procura por procedimentos estéticos. Esse ramo da odontologia é extremamente relevante, já que aumenta a autoestima e eleva o bem-estar das pessoas. Confira alguns tratamentos comuns:

Clareamento

Bem procurado, o clareamento devolve a cor natural dos dentes e deixa o sorriso com aparência mais saudável. O procedimento pode ser realizado em um ou mais dentes que estejam amarelados ou tenham uma coloração diferente da dos demais.

Restaurações estéticas com resinas compostas

As restaurações são realizadas para recuperar dentes danificados pela cárie ou outros traumas. Nesse procedimento, a remoção da parte estragada é executada e depois há uma aplicação da resina para que o dente fique com uma aparência normal.

Facetas ou lentes de contato de porcelana

Quando o dano é extenso, o paciente pode optar ainda pela colocação de facetas ou lentes de contato de porcelana. Esses materiais deixam os dentes com uma aparência natural ao formar uma camada resistente que cobre as imperfeições.

Além de oferecer os tratamentos odontológicos mais procurados pelos pacientes no seu consultório, um ótimo dentista busca capacitações constantes para a realização de um trabalho mais eficiente e eficaz. Cursos e especializações na área podem não apenas aumentar o seu rendimento, mas também ajudar o profissional a executar os procedimentos com mais perfeição.

E na sua clínica, quais são os tratamentos odontológicos mais procurados? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe:

Veja nossos TRATAMENTOS

passe o mouse e clique para ver mais detalhes

Quer ter uma franquia da Amiga Odontologia?
Clique aqui e saiba mais.

Receba as NOVIDADES DA AMIGA