Afinal, vale a pena ter uma franquia atualmente? Leia e entenda!

Afinal, vale a pena ter uma franquia atualmente? Leia e entenda!

Quem está analisando a possibilidade de abrir um negócio frequentemente se pergunta: vale a pena ter uma franquia ou é melhor começar um negócio de forma totalmente independente?

Uma franquia tem muitas chances de alcançar bons resultados de forma rápida, mas, como em qualquer empreendimento, é necessário dedicação para que o negócio deslanche. Continue lendo para entender os benefícios de ter uma franquia.

O que é uma franquia?

A franquia, também chamada de franchising empresarial, é um sistema em que o franqueador autoriza outras pessoas a utilizarem comercialmente suas marcas, produtos, serviços ou tecnologias.

Isso quer dizer que você pode abrir uma empresa de forma rápida e fácil com um modelo de negócio já estabelecido e testado no mercado por um pequeno percentual dos rendimentos.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, existem mais de 3 mil redes de franquia no Brasil e o setor vêm crescendo a cada ano, com faturamento de mais de R$150 bilhões de reais.

Esse modelo pode ser aplicado nas mais diversas áreas, como alimentação, moda e saúde. Na área odontológica, por exemplo, dentistas e empreendedores têm usado os seus conhecimentos para abrir franquias de sucesso, como a Amiga Odontologia.

Por que vale a pena ter uma franquia?

Possibilidade de iniciar o negócio com uma marca consolidada

Por já ter uma marca firmada no mercado, a franquia traz mais segurança para quem deseja começar um empreendimento, sobretudo no caso de administradores iniciantes.

É mais fácil abrir uma franquia do que iniciar um negócio “do zero” por que a marca já possui credibilidade, fornecedores e experiência de mercado. Com isso, é possível negociar prazos e descontos, além de usufruir de outros benefícios conquistados pelo franqueador.

Maior garantia de sucesso em tempos de crise

Outro ponto positivo da franquia é que o empreendedor têm acesso às informações relacionadas as estratégias e processos de produção e venda, assim como ao perfil do cliente. Desse modo, ele entra no mercado com uma vantagem competitiva, pois os produtos e serviços oferecidos foram testados e aceitos pelo público.

Em um ambiente altamente competitivo, uma franquia é vantajosa, pois oferece menor risco de rejeição. Com esse modelo, você já sabe quais padrões e táticas são necessárias para ter sucesso.

Apoio e orientação na instalação da franquia

Desde o momento em que o empreendedor inicia o contato com a rede, ele passa a ter suporte para qualquer dúvida que surgir. Quando o acordo é estabelecido, o franqueado passa por treinamento e recebe orientações sobre as normas da franquia, os possíveis locais para estabelecer um ponto comercial e os custos de instalação. Há amparo durante toda a operação do negócio.

A intenção é que a rede mantenha os mesmos padrões de qualidade e os franqueados sejam atores principais na manutenção da credibilidade da marca. Em contrapartida, o empreendedor conta com o auxílio de uma rede experiente.

Economia nos gastos e retorno do investimento mais rápido

Com a franquia, é possível saber o custo inicial necessário, os gastos com a instalação da nova unidade e até em quanto tempo você terá retorno do investimento. Assim, você consegue economizar e ter lucro mais rápido.

Normalmente, o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção são disponibilizados pela rede, reduzindo custos desnecessários com obras. Também há descontos na compra de máquina, equipamentos e instalações pelo poder de negociação da rede. Além disso, os gastos com propaganda são divididos entre os franqueados, dessa forma, os investimentos com publicidade podem ser de qualidade, sem preço alto.

Independência jurídica e financeira

Como a empresa do franqueado tem sua própria razão social, cada um é uma pessoa jurídica diferente. Não há vínculos trabalhistas e as operações financeiras são de responsabilidade individual de cada empreendedor.

Os padrões e procedimentos estabelecidos em contrato têm como objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados em toda a rede, mas o principal responsável pelo sucesso do negócio é o próprio franqueado.

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